Instagram

Instagram
Me acompanhe nos trabalhos e viagens

Inicie o estudo clicando aqui

Inicie o estudo clicando aqui
Pedimos para voce iniciar seu estudo por esta pagina, clique na imagem

terça-feira, 3 de maio de 2016

04 - O caráter de Jesus



Assim como no tempo de Jesus, muitos seguem grupos filosóficos, com suas regras e posturas, no tempo de Jesus esses seguidores eram chamados de discípulos. Quando Jesus inicia seu ministério as pessoas passam a ouvir sua filosofia ou proposta filosófica, porem muitos se decepcionam (João 6: 60, 66 e 67). Isso porque Jesus não veio trazer uma nova filosofia mas sim uma nova era, um novo tempo que mudaria tudo, tanto no mundo judaico como em toda a humanidade.
Esse nova era, quebrou a religiosidade, o status de muitos, os conceitos dos religiosos e suas bases, isso perturbou muito a sociedade. Um exemplo foi que qualquer pecado poderia ser perdoado com uma doação pre determinada, Jesus estava trazendo que isso não mais servia, que mesmo fazendo a doação, se não tivesse mudança de coração e pensamento de nada valia.
Isso fez para que todo discípulo fosse reflexo dEle ( Lucas 6:40, João 13:13 e 14 ).Sendo assim Ele se torna a referencia de cristianismo, de todo que desejar viver e segui-lo (Efésios 4:13, 5:1 e 2)

O Caráter de Jesus em suas acoes e posturas

A humildade de Jesus se demostrou em atitudes, Ele não teve destronado por se assemelhar como os humanos, sendo Deus. Depois de tudo isso ainda morreu da forma mais cruel na época, a morte de cruz, tudo isso para cumprir a necessidade de remir meus pecados e seus pecados.
Seus exemplo foram claros, como filho foi obediente a seus pais (Lucas 2:51), já adulto reconheceu o trabalho de seu primo, João Batista ((Mateus 3:13 e 14) e também atendeu as questões sociais e politicas da sua época (Mateus 17: 24 a 27,  22:15 a 22).  O caráter de Jesus se submeter como servo e enviado fez com que os religiosos da época não o reconhecesse como rei e salvador.

O Ensino exemplar de Jesus

Jesus alem de ensinar falando como no sermão do monte ( Mateus 5:2 ) ele também ensinava em silencio com suas atitudes (João 8:2 a 11 , 13: 1 a 17).

A coerência de Jesus

Nao havia diferença entre o que Jesus falava e oque fazia, assim como os discípulos a caminho de Emaus disse: " ...Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; (Lucas 24:19 b). Nao era assim dos lideres religiosos da época, que oque ensinavam não tinham exemplos em suas próprias vidas (Mateus 23:23), alem do mais exigiam de quem desejava seguir corretamente pesados fardos que eles mesmos não carregavam (Mateus 23:4).

 

O caráter de Jesus apontando para sua missão

Jesus de forma alguma usou  seu poder para livrar-se de suas responsabilidade e sofrimentos. Quando Jesus foi levado ao deserto, depois de 40 dias de jejum completo, resistiu as tentações, pois o inimigo sabe que depois de estar tao debilitado toda pessoa aceitaria subornos e tentações. Mesmo quando foi preso no Jardim do Getsemani, quando um de seus discipulados cortou a orelha do criado do Sumo Sacerdote, Jesus alem de curar, repreendeu seu discípulo dizendo que se quisera poderia pedir a Deus e seria atendido por uma legião de anjos (Mateus 26:533). Tambem a autoridade de Pôncio Pilatos fora dado por Deus e claro, por Ele (João 19:9 a 12).

Amando ate as ultimas

Jesus tinha plena consciência de sua missão, Jesus nos amou ate o fim (João 13:1). Jesus amou Judas Iscariotes que o traíra e vendera (Mateus 26:14 a 16), amou  a Pedro mesmo depois dele negar tres vezes (João 18:25 a 27, 20:19, Mateus 26:31, Marcos 14:27, João 20: 26 a 29)
Ao Jesus agir assim estava na realidade dando uma nova oportunidade para se regenerarem.

Perdoando a todos

Ainda que Jesus sofresse dores, foi traído, abandonado, mesmo assim amou a todos, pedindo a Deus que os perdoasse " E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem"  Lucas 23:34. E e esse amor que Jesus espera que tenhamos com todos " Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos." 1 João 3:16.

 

O caráter de Jesus mostrado no seu relacionamento com Deus

Jesus sabia de sua missão desde a infância, acontecendo se esquecer de seus pais quando ficou discutindo com os doutores da lei (Lucas 41 a 50). Inclusive relatou que seu alimento era fazer a vontade do Pai( João 4:34).

Adorando ao Pai

Jesus adorava a Deus nas simples atitudes que via nas acoes do Pai em favor da humanidade. ao invés de privilegiar os poderosos (Mateus 11:25, Lucas 10:21). No caso de Lazaro, quando orava agradecia a Deus por atende-lo (João 11:41). Quando Deus falava com Jesus abertamente, o mestre explica que Deus falava não por amor a Ele, mas por nos(João 12:29 e 30).

Deus precisa orar?

Mesmo Jesus sendo Deus não deixava de tirar longos períodos de oração, as vezes noites inteiras (Lucas 6:12).A pergunta fica,"Deus precisa orar?" se for somente para pedir, claro que não. Mas na realidade a oração e uma conversa com o Pai, a intimidade mostrando suas lutas e mesmo glorificando a Deus. Jesus orava mesmo sabendo que não seria atendido como o caso no Getsemani (Mateus 26:39, Marcos 14:35 e 36, Lucas 22:41 e 42). Mas em todos os casos Jesus estava decidido de obedecer a vontade do Pai.


Conclusão


Neste pequeno estudo notamos que todo discípulo de Jesus que realmente deseja ser igual e adequar ao caráter do seu mestre e a oração. A oração não deve ser religiosa, não tem esquema de texto e forma, apesar de Jesus mostrar um EXEMPLO.
A vida de oração abre a sua intimidade com o Pai e isso o remodela, o transforma, o regenera, pois a oração leva você a conhecer mais o que esta escrito acerca do Mestre Jesus.


Vamos ao teste? Lembre-se de responder todas as questões, e depois de responder entre no formulário do blog e informe com seus dados que respondeu ao questionário, para te darmos uma resposta
Clique aqui
ou neste endereço
https://docs.google.com/forms/d/1ZH8tuxQNIPRWozH0YaxROR6teQp1FMAs7SCB8zH562U/viewform

Nenhum comentário:

Postar um comentário